Pespontos: uma das caracteristicas principais desse tipo de pintura é a imitação de costura, retalhos e tecidos em geral. Para isso são feitos pespontos com pincéis liner, que possuem cerdas longas e resultam em traços maiores e mais longos. A caneta permanente também pode ser usada para a obtenção deste efeito. Além de ser uma nova opção para quem está começando a pintar madeira, proporciona maior firmeza para quem não possui habilidades em pinturas.
Tintas: o estilo country americano se caracteriza pela pintura pastel e pelo aspecto envelhecido. Para obter esse efeito, misture a tinta utilizada com algumas gotas de água. Uma das tintas indicadas neste trabalho é a PVA, um tipo de latex disponível em diversas cores no mercado. É de fácil aplicação, já que é solúvel em água possui uma secagem rápida. Também pode ser aplicada o uso de tintas acrílicas americanas, que possui mais de duzentas cores diferentes. Além disso, o produto é de boa qualidade, dando melhor acabamento ao trabalho.
Verniz: para dar acabamentos em seus trabalhos, é recomendavél o verniz acrílico, que é o mais indicado por ser a base de água. Além disso, é um produto fácil de ser utilizado, de secagem rápida e possui prelo acessível.
Escova para chuvicos: o Spatter Brush, mais conhecido com escova para chuviscos. é utilizado para obter efeitos espirrados nos trabalhos. A peça possui uma parte com cerdas, onde a tinta deve ser aplicada com o auxílio de um píncel. Preso ao cabo há um rolo de madeira com uma agulha, que são os responsáveis pelo efeito chuvisco. Mas também da para se obter esse efeito com uma escova de dente. Diluir a tinta em um pouco de água, molhar a escova de dente na tinta diluida e tirar um pouco do excesso com um papel ou um tecido de limpeza e ai espirrar com cuidado na peça.
Listras e xadrez: para fazer o efeito listrado e xadrez, prefira pincéis longos e retos. Seu tamanho deve variar conforme a largura desejada no efeito. Para melhor resultado em seu trabalho, utilize tinta diluida com gotas de água, obtendo uma certa transparência nas pinceladas.
Pincel redondo: o pincel redondo é feitos com pêlos de marta e é indicado para pintar detalhes arredondados, como mão, rosto, laços e bolsos. Como é de pêlo macio não deixa marcas de tintas sobre a peça.
Batedor de estencil: obatedor de estencil possuim modelos internacionais e nacionais. O seu uso pode ser substituído por uma esponja de alta densidade.
Esponja marinha: Esta esponja pode ser encontrada de vários tamanhos e é preparada especialmente para o uso artesanal. Sua textura é dura e deve ser hidratada antes do uso. Para isso mergulhe-a na água por alguns segundos e remova o excesso apertando-a. Depois de umedecida, a esponja aumenta de tamanho, mas volta ao tamanho natural depois de seca. Este produto só pode ser utilizado, com tintas à base de água e deve ser lavado imediatamente após o uso.
Pincel chanfrado: o pincel chanfrado ou ângular é de pêlo sintético e é utilizado para fazer o efeito sombra na peça. O segredo para obter esse efeito é umdecer o pincel com água e remover o pincel com água e remover o excesso precionando levemente as cerdas sobre um pano. A tinta deve ser colocada na ponta das cerdas em pouca quantidade. Por ser sintético, este tipo de pincel nunca deve ser usado na aplicação de solvente.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário