head-content'/> Girarte Luciana Pitsch Artesanato: Xadres sem dificuldades

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Xadres sem dificuldades

Xadrez sem dificuldade:

- Pinte a peça de branco. Espere secar e lixe, tirando bem o pó. Talvez precise dar uma segunda demão de base.
- Pinte a caixa da cor desejada (quantas vezes precisar, até cobrir bem).
- Marque o xadrez na largura desejada, com a lapiseira 0.5 para que fique um riscado bem clarinho. (ex: de 2 em 2cm ou mais largo, se assim desejar). Use uma borracha macia para atenuar os riscos pois, depois de pintar, não consegue mais apagar.
- Escolha a cor do xadrez e dilua em água filtrada (1:3), para que na hora em que as listras se cruzarem, fique mais forte, como no tecido. Não dilua demais, para não escorrer.

- Vire a régua ao contrário, (ou seja, a parte numérica para baixo). Alinhe-a encostando a régua um pouquinho abaixo da linha feita à lapis; a régua ficará altinha em relação ao riscado.
- Então, encoste o pincel na régua e arraste a tinta. Assim você não irá tremer e o xadrez ficará retinho e sem borrar. Utilize pincel chato, na largura das listras desejadas.
- Pinte as listas verticais e quando estiverem secas, pinte as horizontais, com a mesma diluição e pincel.
- Entre esse quadriculado de base, você pode fazer outro com pincel chato mais estreito ou pincel liner, utilizando tinta mais escura (também diluída), utilizando o mesmo princípio da régua. (Obs.: às vezes utilizo canetinha permanente e régua para fazer estes traços mais finos entre o xadrez.)
- Não se preocupe, porque a tinta não passa por baixo, só se a tinta estiver muito aguada. Se por acaso, borrar um pouquinho, limpe levemente com um pincel mais firme ou cotonete, levemente umidecidos
- É bom treinar um pouquinho antes de pintar a peça.

* OUTRA DICA: Se for fazer o xadrez à mão livre, use o dedinho como guia e segure a respiração enquanto executa alguma linha ou traço. A mão tem que estar bem leve.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lu, valeu as dicas são ótimas.
obrigada,bjs.

Amalia Rosa disse...

Lu, valeu meeeeeeeeeeeeesmo!!!
Queria fazer xadrez,mas tinha medo.
Muito obrigada.
Vou fazer.... Bsj...
Tenho fotos de meu artesanato em meu orkut. Amalia Rosa de Pouso Alegre MG. Se puder, me visita...rsrsrs